h1

De Deborah Kerr à Kate Winslet, por que as mulheres continuam sendo inferiorizadas no cinema?

11/03/2013

Nessa madrugada eu vi Tarde Demais Para Esquecer. Um romance incrivelmente divertido e protagonizado por Cary Grant e Deborah Kerr, os dois esbanjando uma química de dar gosto e inveja.

Os dois se apaixonam mesmo já estando comprometidos, mas prometem se reencontrarem em seis meses. Só que (SPOILER a partir daqui), quando chega o momento, ELA sofre um acidente grave, e não consegue ir ao encontro DELE, que fica a espera da moça.

Tudo bem que no final eles ficam juntos e felizes, mas o que me chamou atenção foi o fato de que é a mulher que se ferra no processo. Por mais que o roteiro construa uma personagem forte, que encontra eco na performance consistente de Deborah Kerr, a narrativa não consegue fugir à decisão de fazer a mulher sofrer por desistir do casamento pré-agendado em favor de outro amor, genuíno.

E esse filme é de 1957. Ok, são umas seis décadas atrás. O machismo era muito mais comum na época. É compreensível que uma obra de arte dos anos 50 esteja impregnada por uma dose de machismo, ainda inconsciente.

Mas então eu lembro do recente Foi Apenas Um Sonho, de 2009, (SPOILER) em que tanto marido quanto esposa traem um ao outro, mas é a mulher, interpretada por Kate Winslet, que sofre um aborto espontâneo e acaba morrendo no final. UPDATE: o aborto é intencional e não espontâneo, mas ela sofre igual; mantenho meu argumento.

Aí eu me pergunto: até quando as mulheres (mesmo as ficcionais) vão ter que sofrer ou morrer por questões banais para que todos os homens percebam que elas não devem nada a nós e que não devem ser tratadas como inferiores?

O que me assusta e me deixa triste é que eu não sei a resposta. Mas acho que infelizmente ainda vai demorar.

Deixe uma resposta

