h1

Harry Potters

13/12/2011

A série terminou, e esqueci de postar todos os filmes na minha ordem de preferência. Revendo o último longa agora a pouco e constatando mais uma vez excelência do mesmo, lembrei de finalmente fazer a lista.

  1. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban5/5
  2. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II5/5
  3. Harry Potter e o Enigma do Príncipe5/5
  4. Harry Potter e a Ordem da Fênix4/5
  5. Harry Potter e a Câmara Secreta4/5
  6. Harry Potter e o Cálice de Fogo4/5
  7. Harry Potter e a Pedra Filosofal, 4/5
  8. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte I4/5

Ao contrário da maioria (que talvez assim o seja por ver os filmes depois de ler os livros), achei a primeira parte do Relíquias da Morte o pior filme da saga. Por dois motivos: 1) o ritmo é problemático; e 2) os problemas gerais (e inevitáveis, creio) da adaptação dos livros para o cinema ficam mais óbvios que nunca. O ritmo é um problema, mas não porque seja lento, como alguns o acusam. A questão é que o passar de um ano inteiro não fica evidente, precisando os personagens de tempos em tempos soltarem diálogos expositivos como “Estou procurando vocês por três meses!”. Já minha queixa considerando a falha da adaptação se concentra no drama das horcruxes. (spoiler🙂 Por um lado, fica muito fácil deduzir que o próprio Harry é uma horcrux, portanto essa revelação no último filme perde toda sua força dramática. E por outro lado, a busca pelas horcruxes se mostra uma tarefa menos complicada e muito mais rápida do que reveria, talvez ganhando um pouco em urgência narrativa (que, mais uma vez, não transparece na parte I), mas falhando totalmente em esclarecer a trama de modo decente. Por exemplo, até agora não entendi o critério de Voldemort na escolha das horcruxes, nem o que cada um daqueles objetos significava para ele – informação que seria mais do que crucial para um maior envolvimento na história. Do mesmo modo, o conto sobre as tais relíquias da morte surge um tanto deslocado da narrativa principal – e por que raios essa história nunca sequer tinha sido mencionada antes?

Também indo contra a maré, não vejo o Cálice de Fogo como um filme ruim. Pelo que apanhei dos comentários gerais de leitores da saga, o grande equívoco do diretor Mike Newell foi ter transformado a atmosfera de thriller do livro em uma aura de aventura no filme. Talvez uma adaptação mais “fiel” (oh, termo detestável) gerasse um filme melhor… E talvez não. Só posso dizer que, do jeito que ficou, ficou bom.

E se o Ordem da Fênix aparece tão alto na listagem, é porque foi o primeiro filme a trazer duelos de magia como caráter épico e empolgante – e para mim o travelling no terceiro ato do filme que capta vários estudantes e Hogwarts lutando em sincronia continua como o melhor momento de toda a série.

Eis a opinião de um não-leitor de J.K. Rowling. Acompanhei a jornada mágica no cinema, e me considero, sim, um fã do Harry Potter cinematográfico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: