h1

O que ainda está por vir em 2011?

06/06/2011

O que de possivelmente interessante ainda está por vir em 2011, em termos de cinema? (ou estaria por vir – tudo depende daquelas velhas víboras chamadas distribuidoras – notem que a maioria dos filmes nem tem título em português ainda.). Pensando nisso, fui dar uma pesquisada nos lançamentos agendados para o resto do ano, e acabei fazendo a seguinte lista. Sem muitos critérios, fui colocando na lista todo filme que considerei ter alguma coisa interessante. Algumas escolhas são mais pessoais, mas a maioria embarca o interesse de qualquer cinéfilo (creio):

7 Khoon Maaf – Dirigido por Vishal Bhardwaj, é um thriller indiano sobre uma mulher misteriosa.

Albert Nobbs – Drama dirigido por Rodrigo García, que comandou dezenas de episódios da série In Treatment, tem roteiro de Glenn Close, e é estrelado por Aaron Johnson, Jonathan Rhys Meyers e Mia Wasikowska.

Anonymous – Novo longa do exageradamente xingado Roland Emmerich é um thriller que desenvolve a hipótese de Shakespeare (Rafe Spall) ter sido uma frade.

The Artist – Dirigido por Michel Hazanavicius, se trata de um filme que busca homenagear o cinema mudo, com James Cromwell, John Goodman,  Malcolm McDowell e Penelope Ann Miller no elenco.

A Árvore da Vida (The Tree Of Life) – Mais recente projeto do intrigante Terrence Malick, vencedor da Palma de Ouro no último festival de Cannes, é um drama ambientado nos anos 1950 com Brad Pitt e Sean Penn no elenco.

As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) – Provavelmente um dos filmes mais aguardados do ano, essa adaptação dos quadrinhos do belga Hergé é dirigida por Steven Spielberg, produzida em parceria com Peter Jackson (que filmará a sequência), co-roteirizada por Edgar Wright, e tem Jamie Bell no papel do protagonista.

Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The Fisrt Avenger) – Filme que fechará o primeiro quadro da Marvel das aventuras-solo dos heróis que integrarão o mais do que esperado longa d’Os Vingadores, é dirigido por Joe Johnston (responsável pelo bom Mar de Fogo, e pelo decepcionanteO Lobisomem), tem Chris Evans como o herói do título, e Hugo Weaving no papel do vilão Caveira Vermelha.

Contagion – Ficção científica diriga pelo sempre interessante Steven Soderbergh e estrelada por Matt Damon.

Cowboys e Aliens (Cowboys & Aliens) – Outro longa bastante aguardado traz Daniel Craig, Harrison Ford e Olivia Wilde no meio do velho oeste norte-americano lidando com uma invasão alienígena. Tem direção de Jon Favreau (ator de comédia que se revelou na condução de longas de ação com o excelenteHomem de Ferro)

A Dama de Ferro (Thr Iron Lady) – Dirigida por Phyllida Lloyd, é uma biografia de Margaret Thatcher (relevante figura dentro do cenário político da Grã-Bretanha), que será vivida por Meryl Streep.

The Descendants – Drama sobre a relação de um pai com suas filhas. Mas pouco importa a sinopse quando se trata de um filme dirigido e roteirizado por Alexander Payne, e protagonizado por George Clooney.

Drive – Dirigido pelo desconhecido Nicolas Winding Refn, o filme de ação causou ótima impressão em Cannes, e promete mais uma bela atuação de Ryan Gosling.

A Fera (Beastly) – Releitura do conto de fadas A Bela e a Fera, o filme é dirigido pelo também desconhecido Daniel Barnz, e tem Vanessa Hudgens como a “Bela” da história original.

O Garoto de Bicicleta (Le gamin au vélo) – Mais um drama dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, esse tem Cécile De France no elenco e trata da superação de uma criança órfã deixada aos cuidados de um tutor desqualificado.

The Girl With The Dragon Tattoo – Refilmagem hollywoodiana do excelente longa sueco Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, baseado na obra literária de Stieg Larsson. Primeiro de uma trilogia, o thriller tem direção de David Fincher e elenco encabeçado por Daniel Craig e Rooney Mara.

The Guard – Esse filme policial de comédia dirigido por John Michael McDonagh promete uma interessante interpretação de Brendan Gleeson no papel de um detetive irlandês old school.

Hanna – Fugindo dos temas abordados em seus filmes anteriores, o diretor Joe Wright agora comanda um thriller de ação com Saoirse Ronan no papel da personagem título: uma menina de 16 criada pelo pai para ser a assassina perfeita.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2) – Capítulo final da franquia. Nada mais a declarar.

La Havre – Novo filme do diretor finlandês Aki Kaurismäki.

Hugo Cabret – Novo filme de Martin Scorsese é adaptação de um livro de Brian Selznick sobre o mistério que envolve um menino órfão que vive na estação de trem de Londres na década de 1930. O elenco estrelar é composto por Ben Kingsley, Chloe Moretz, Christopher Lee. Emily Mortimer, Johnny Depp, Jude Law, Ray Winstone e Sacha Baron Cohen.

The Iceman – Dirigido pelo israelense Ariel Vromen, o filme fala sobre a história verídica do assassino Richard Kuklinski, conhecido como “Iceman”, a ser interpretado por Michael Shannon. Elenco ainda conta com Benicio Del Toro e James Franco.

The Ides of March – Dirigido por George Clooney, o filme chama atenção pelo fantástico elenco que reuniu: Evan Rachel Wood, Jeffrey Wright, Marisa Tomei, Paul Giamatti, Philip Seymour Hoffman, Ryan Gosling, além do próprio Clooney.

The Impossible – Longa de ação dirigido pelo espanhol Juan Antonio Bayona (do suspense O Orfanato) conta com uma parceria que há tempos eu sonho em ver no elenco de algum filme: Ewan McGregor e Naomi Watts.

J. Edgar – Drama de Clint Eastwood sobre o primeiro diretor do FBI, J. Edgar Hoover, que será vivido por Leonardo DiCaprio – grandes chances de Oscar. Também tem Naomi Watts no elenco.

Killer Joe – Comédia dramática dirigida pelo lendário William Friedkin.

Knights of Badassdom – Amigos jogando RPG conjuram um demônio de verdade por engano. Dirigido por Joe Lynch e estrelado por Danny Pudi (o Abed de Community) Peter Diklage, Ryan Kwanten, Steve Zahn e Summer Glau.

Lanterna Verde (Green Lantern) – Mais uma adaptação dos quadrinhos da DC, essa é dirigida por Martin Campbell e tem Ryan Reynolds no papel do protagonista, além de Black Lively e Peter Sarsgaard no elenco de apoio.

The Ledge – Matthew Chapman, responsável pelo roteiro do ótimo O Júri, volta à direção depois de 33 anos no comando de uma batalha filosófica entre um ateu e um religioso fundamentalista. Elenco conta com Charlie Hunnam, Liv Tyler, Patrick Wilson e Terrence Howard.

Melancolia – Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland e Kirsten Dunst estrelam a ficção científica do mestre dinamarquês Lars Von Trier.

Michael – Drama austríaco sobre pedofilia, dirigido por Markus Schleinzer.

Missão Impossível 4 (Mission: Impossible – Ghost Protocol) – Marcando a estréia de Brad Bird na direção live-action, o filme provavelmente será o último da franquia com Tom Cruise a frente do elenco. Jeremy Renner será seu sucessor.

On The Road – Adaptação do clássico da literatura beat escrito por Jack Kerouac ficará sob a direção do brasileiro Walter Salles e terá um elenco versátil composto por Alice Braga, Amy Adams, Garrett Hedlund, Kirsten Dunst, Kristen Stewart, Sam Riley, Viggo Mortensen

Pina – Dirigido pelo alemão Wim Wenders, o filme pretende expor o mundo da dança atráves de um recorte de várias apresentações indepentendes.

Precisamos Falar Sobre Kevin (We Need to Talk About Kevin) – Adaptação do aclamado livro homônimo de Lionel Shriver é dirigida por Lynne Ramsay, que escreve o roteiro ao lado de Rory Kinnear, e estrelada por John C. Reily e Tilda Swinton, além do menino Ezra Miller, que interpreta o personagem título.

Sherlock Holmes 2 (Sherlock Holmes: A Game of Shadows) – Continuação do sucesso lançado em 2009 sobre o detetive mais famoso do mundo tem Guy Ritchie de volta à direção. Elenco principal continua o mesmo (Jude Law, Rachel McAdams e Robert Downey Jr.), e ganha o reforço de Jared Harris, Noomi Rapace e Stephen Fry.

Sleeping Beauty – Ousada interpretação do conto A Bela Adormecida transforma a história original em um suspense sobre prostituição de luxo. A estreante Julia Leigh conduz a trama e Emily Browning faz a protagonista.

La Source des Femmes – Novo filme do diretor romeno Radu Mihaileanu (de O Concerto) pretende falar de forma levemente cômica sobre a complicada situação em que se encontram as mulheres e os homens de um vilarejo que sofre a falta de água. Elas ameaçam não fazerem sexo se eles não forem atrás de água.

Super 8 – Ficção científica bastante aguardada pelos fãs de seu diretor, J.J. Abrams, e/ou de seu produtor, Steven Spielberg.

Tinker, Tailor, Soldier, Spy – O diretor do belo longa sueco Deixa Ela Entrar, Tomas Alfredson, toma em mãos a adaptação do livro de espionagem do escritor John Le Carré cujo elenco é formado por Benedict Cumberbatch, Colin Firth, Gary Oldman, Mark Strong e Tom Hardy.

Violey and Daisy – Geoffrey Fletcher, que ganhou o Oscar pelo roteiro de Preciosa, estréia na direção comandando um filme sobre duas assassinas adolescentes vividas por Alexis Bledel e Saoirse Ronan.

War Horse – Épico de Steven Spielberg sobre um garoto que vai em busca de seu cavalo, que foi confiscado pelo governo dos EUA para servir na Primeira Guerra Mundial.

Warrior – Dirigido por Gavin O’Connor (de Força Policial), o filme segue um lutador de boxe (Tom Hardy) que, ao voltar para casa, recebe ajuda do pai alcoólatra (Nick Nolte) com o treinamento para um campeonato de luta livre.

Wrecked – Mais projeto independente no qual o intrigante ator Adrien Brody aceitou participar para estender seus limites de interpretação. Aqui, sob a direção do estreante Michael Greenspan, Brody fará um sujeito que sofre um acidente de carro e fica preso nos destroços.

Wu xia – Filme que leva no título o gênero que pretende homenagear. “Wu xia” é como são conhecidos os longas chineses sobre kung fu. Tem direção de Peter Chan e elenco encabeçado por Takeshi Kaneshiro.

Xinhai geming – Drama histórico dirigido e estrelado por Jackie Chan.

Your Highness – Comédia dirigida por David Gordon Green que parodia as grandes produções épicas recentes. Danny McBride, James Franco e Natalie Portman formam o elenco principal.

Enfim, considerando uma boa quantidade de longas com estréia prevista para 2011, imagino ter feito um bom recorte dos títulos que mais prometem bons filmes. Caso saibam de algum(ns) que não esteja(m) na lista, não exitem em comentar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: