h1

Oscar 2011 – Comentários sobre os Indicados

25/01/2011

Fiquei o dia o fora, e só agora a pouco pude ver os indicados dessa 68ª edição dos Oscar. Só não estou puto pra cacete por que um desânimo-mor sem precedentes tomou conta de mim. Vamos ver os nomeados, minha porcentagem de acertos nas previsões, e comentar brevemente sobre certas obscenidades..

MELHOR FILME

  • · Atração Perigosa
  • Bravura Indômita
  • Cisne Negro
  • O Discurso do Rei
  • Inverno da Alma
  • Minhas Mães e Meu Pai
  • A Origem
  • A Rede Social
  • Toy Story 3
  • O Vencedor
  • 127 Horas

Acerto: 90%. Nenhuma surpresa. Comentei sobre as chances de 127 Horas.

DIRETOR

  • · A Origem, Christopher Nolan
  • Cisne Negro, Darren Aronosky
  • A Rede Social, David Fincher
  • O Discurso do Rei, Tom Hooper
  • O Vencedor, David O. Russell
  • Joel e Ethan Coen, Bravura Indômita

Acerto: 80%. Maior surpresa da lista: a ausência de Christopher Nolan. Não acreditei quando vi, girei o pião, e fui procurar outro site (erro de digitação, nunca se sabe). Era verdade. Que os Coen tinham suas chances, ok, mas que ficassem com a vaga de outro, e não de Nolan. Porra, até o Aronofsky, que é bem mais extremista e experimental que o Nolan, conseguiu uma indicação!

ATOR

  • Colin Firth, O Discurso do Rei
  • James Franco, 127 Horas
  • Jeff Bridges, Bravura Indômita
  • · Robert Duvall, Get Low
  • · Ryan Gosling, Namorados Para Sempre
  • Javier Bardem, Biutiful
  • Jesse Eisenberg, A Rede Social

Acerto: 60%. Eisenberg só foi indicado em função do favoritismo de A Rede Social, e comentei sobre as chances de Bardem.

ATOR COADJUVANTE

  • Christian Bale, O Vencedor
  • Geoffrey Rush, O Discurso do Rei
  • Jeremy Renner, Atração Perigosa
  • John Hawkes, Inverno da Alma
  • Mark Ruffalo, Minhas Mães e Meu Pai

Acerto: 100%.

ATRIZ

  • Annette Bening, Minhas Mães e Meu Pai
  • Natalie Portman, Cisne Negro
  • Nicole Kidman, Reencontrando a Felicidade
  • Jennifer Lawrence, Inverno da Alma
  • Michelle Williams, Namorados Para Sempre

Acerto: 100%.

ATRIZ COADJUVANTE

  • Melissa Leo, O Vencedor
  • Helen Bonham Carter, O Discurso do Rei
  • Amy Adams, O Vencedor
  • Jacki Weaver, Reino Animal
  • · Dianne West, Reencontrando a Felicidade
  • Hailee Steinfeld, Bravura Indômita

Acerto: 80%. Minhas suspeitas se comprovaram falsas, e Hailee Steinfeld foi mesmo indicada.

ROTEIRO ORIGINAL

  • Another Year
  • · Cisne Negro
  • O Discurso do Rei
  • Minhas Mães e Meu Pai
  • A Origem
  • O Vencedor

Acerto 80%. Falei que O Vencedor era o próximo na lista de possíveis indicados.

ROTEIRO ADAPTADO

  • 172 Horas
  • Bravura Indômita
  • Inverno da Alma
  • A Rede Social
  • Toy Story 3

Acerto: 100%.

MONTAGEM

  • 172 Horas
  • Cisne Negro
  • · A Origem
  • A Rede Social
  • O Vencedor
  • O Discurso do Rei

Acerto: 80%. Incredulidade: 100%. Sem indicação para A Origem em Montagem?? É sério isso? Não, não é. Isso não se pode levar a sério. A Academia comprovou de uma vez por todas sua incompetência nessa categoria.

FOTOGRAFIA

  • Bravura Indômita
  • Cisne Negro
  • · Ilha do Medo
  • A Origem
  • A Rede Social
  • O Discurso do Rei

Acerto: 80%. Mencionei a possibilidade da indicação de O Discurso do Rei. Ilha do Medo era o concorrente mais fraco (em chances).

DIREÇÃO DE ARTE

  • Alice no País das Maravilhas
  • O Discurso do Rei
  • · Cisne Negro
  • A Origem
  • · Tron: O Legado
  • Bravura Indômita
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte

Acerto: 60%. Comentei que das grandes chances de Bravura Indômita e As Relíquias da Morte. Pouco me surpreendo aqui. Só fico triste de Tron: O Legado não ter sido lembrado. E A Origem é indicado em Direção de Arte, mas fica por fora de Montagem? Como é isso?

FIGURINO

  • Alice no País das Maravilhas
  • Bravura Indômita
  • · Cisne Negro
  • O Discurso do Rei
  • A Tempestade
  • I Am Love

Acerto: 80%. Figurino é uma das categorias mais complicadas. Jamais imaginaria a presença de I Am Love.

TRILHA SONORA

  • Como Treinar Seu Dragão
  • O Discurso do Rei
  • A Origem
  • A Rede Social
  • · Tron: O Legado
  • 127 Horas

Acerto 80%. A indicação de Daft Punk pela trilha de Tron: O Legado era um sonho mesmo. A essa altura, depois de sua vitória absurdamente injusta em 2008 por Quem Quer Ser um Milionário, A. R. Rahman já virou queridinho da Academia.

CANÇÃO

  • 172 Horas (If I Rise)
  • · Burlesque (You Haven’t Seen The Last Of Me)
  • · Como Treinar Seu Dragão (Stick and Stones)
  • Country Strong (Coming Home)
  • Enrolados (I See The Light)
  • Toy Story 3 (We Belong Together)

Acerto: 75%. Acabaram sendo 4 indicados (tem todo um lance com nota mínima para ser a canção ser indicada), e eu acertei 3. Fico feliz.

MAQUIAGEM

  • · Alice no País das Maravilhas
  • · Bravura Indômita
  • O Lobisomem
  • Minha Versão do Amor
  • The Way Back

Acerto: 33%. É…

MIXAGEM DE SOM

  • Bravura Indômita
  • · Homem de Ferro 2
  • · Incontrolável
  • A Origem
  • · Tron: O Legado
  • O Discurso do Rei
  • A Rede Social
  • Salt

Acerto 40%. Comentei que não entendia nada das categorias de som. O Discurso do Rei e A Rede Social só estão aí em função de serem os favoritos a Melhor Filme.

EDIÇÃO DE SOM

  • Bravura Indômita
  • · Homem de Ferro 2
  • A Origem
  • Toy Story 3
  • Tron: O Legado
  • Incontrolável

Acerto: 80%. Fiquei feliz com sua a indicação de Incontrolável.

EFEITOS VISUAIS

  • Alice no País das Maravilhas
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte
  • Homem de Ferro 2
  • A Origem
  • · Tron: O Legado
  • Além da Vida

Acerto: 80%. Onde está o piadista? Ah, claro, um filme de Clint Eastwood tem que estar presente no Oscar. Ah vá… E Alice ganha indicação a Melhores Efeitos Visuais e Tron não? Ah vá…²

ANIMAÇÃO

  • Toy Story 3
  • Como Treinar Seu Dragão
  • O Mágico

Acerto: 100%.

DOCUMENTÁRIO

  • · Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spilzer
  • Exit Through the Gift Shop
  • Inside Job
  • · The Tillman Story
  • · Waiting for Superman
  • Gasland
  • Lixo Extraordinário
  • Restrepo

Acerto 40%. Comentei das chances de Lixo Extraordinário e de Restrepo, mas Gasland me pegou de surpresa.

FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA

  • Biutiful
  • Em Um Mundo Melhor
  • Fora da Lei
  • Incendies
  • · Simple Simon
  • Dogtooth

Acerto: 80%. Apontei Dogtooth como o mais provável de ficar com a vaga de Simple Simon.

Média de acertos: 77,14%. 81 indicados de 105.

Considerações finais: vão tomar no cu.

5 comentários

  1. Normalmente eu brincaria de comentar o que achei dos filmes, mas OI, não tem um cinema decente em Botucatu (e nem Internet, haha), então esse ano eu vi uns cinco filmes (SIM ¬¬), só. Sendo que um foi Eclipse na pré-estréia com minhas amigas, que me obrigaram a ir pra eu poder obrigá-las a irem em HP 8DDDDDD hohohoh. Mas é, estou torcendo por HP, Toy Story 3 e pelo Colin Firth! (:


  2. E AH! Realmente, indicar ALICE por visual… achei muito fraco.


  3. Pena que só vi seus palpites após o resultado. Achei muito bom o indice de acertos. Parabens.

    Segue meu comentário sobre os indicados:

    E o páreo do Oscar, tão esperado, já está formado
    Quem terá uma chance pela estatueta foi divulgado
    Uns menos, outros mais, como O Discurso do Rei
    Que terá 12 oportunidades, se correto eu contei

    O Bravura Indômita concorre em 10, que é muito
    A Rede Social pode abocanhar 8 se tiver descuido
    Resta saber se a história do Facebook eles vão curtir
    Pois até a saga de um faroeste podem preferir

    Serve de exemplo o grandioso Avatar do ano passado
    Resultado frustrante para um video tão festejado
    Que colocou o 3D em alto nível, num outro patamar
    Porém não mais do que três prêmios conseguiu levar

    Mas não são as indicações que chamam a atenção
    Muitas nem sempre garantem coleção ao campeão
    Filme infantil concorrer como gente grande é o inusitado
    Merecidíssimo o Toy Story 3 neste patamar ter chegado

    Além de melhor filme, roteiro adaptado, animação
    Briga ainda por edição de som e melhor canção
    Houve alguma injustiça? Não. Tudo como esperado
    Exceto pelo Woody, como ator, deixado de lado

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso


  4. As ausências foram tão graves que não tem como relevá-las em favor da previsibilidade das outras indicações. A melhor montagem do ano (a mais difícil, a mais bem executada, a mais extraordinária) ficar de fora foi realmente uma piada, e é de se contestar a competência dos montadores que escolheram os indicados. Cheguei a ver o vídeo das indicações novamente após acompanhar ao vivo pela manhã esperando encontrar o nome de Nolan em Melhor Direção, outro ato imperdoável da Academia (como pode isso, ele já foi indicado ao DGA três vezes em uma década). Por que, né, não tem como acreditar em coisas assim. ILHA DO MEDO fora do Oscar, CISNE NEGRO com 5 indicações, Andrew Garfield (a melhor coisa em A REDE SOCIAL) deixado de lado. Olha, não há o que dizer. Vamos ficar com o BAFTA mesmo que lá eles são mais coerentes. Eu acertei 84 dos indicados (à exceção dos curtas); no blog há as previsões (nas 24 categorias, 91/120 acertos), as correções e breves comentários sobre essa atrocidade. http://observatoriodocinema.blogspot.com/2011/01/oscar-2011-sobre-temporada-de.html


  5. Ainda bem que A Origem foi indicado a direção de arte, né? Trabalho maravilhoso. Mas a ausência em edição e direção é doloroso. Como também Andrew Garfield, o qual eu substituiria fácil por Jeremy Renner. Gostei das nomeações de HP7.1 e fiquei feliz com as presenças de Bardem e Williams. E discordo sobre A Rede Social ser indicado a mixagem só em função de ser favorito. O trabalho de mixagem de som do filme é impressionante.



Deixe uma resposta

