h1

Previsões Oscar 2011 #6 – Indicados

23/01/2011

Ainda faltam dois dias para o ultimato, mas não agüento mais ficar revendo as chances de cada filme em cada categoria. Nesse ano eu nunca fique tão por dentro das premiações pré-Oscar (como já comentei antes), mas isso ao contrário de ajudar, parece estar me atrapalhando! Com tantos pormenores que eu não via antes surgindo na minha frente, fico indeciso demais. Tudo bem que 2010 foi bem mais previsível do que 2011 está sendo (minha opinião, ao menos), mas tenho certeza que parte dessa imprevisibilidade (para mim) se deve ao meu mergulho cinéfilo nas indicações de melhores do ano de várias associações de críticos que acabam esculpindo os favoritos ao Oscar.

Assim, para acabar com a agonia, vou publicar de uma vez as minhas previsões para os indicados do Oscar 2011.

MELHOR FILME

  • Atração Perigosa
  • Bravura Indômita
  • Cisne Negro
  • O Discurso do Rei
  • Inverno da Alma
  • Minhas Mães e Meu Pai
  • A Origem
  • A Rede Social
  • Toy Story 3
  • O Vencedor

Depois de encantar a Academia com sua nhaca chamada Quem Quer Ser um Milionário, Danny Boyle pode aparecer na lista de novo, agora com seu 127 Horas que eu ainda não pude ver. Mesmo da cadeia, Polanski está bem na disputa com seu excelente O Escritor Fantasma que vem sendo relativamente lembrado em outras premiações. E correndo bem por fora eu diria que Namorados Para Sempre (Blue Valentine) tem uma minúscula chance de ser indicado (e caso aconteça, também será indicado a Roteiro Original).

DIRETOR

  • A Origem, Christopher Nolan
  • Cisne Negro, Darren Aronosky
  • A Rede Social, David Fincher
  • O Discurso do Rei, Tom Hooper
  • O Vencedor, David O. Russell

Os mesmos indicados do DGA. A surpresa aqui pode ficar por conta dos Irmãos Coen, queridinhos da Academia, pegando a vaga de David O. Russell com Bravura Indômita (hanhan); ou Debra Granik representando o gênero feminino por Inverno da Alma. Se Nolan não for indicado, eu mato um.

ATOR

  • Colin Firth, O Discurso do Rei
  • James Franco, 127 Horas
  • Jeff Bridges, Bravura Indômita
  • Robert Duvall, Get Low
  • Ryan Gosling, Namorados Para Sempre

Dentre meus candidatos, o mais incerto é Ryan Gosling. Mas como creio que Michelle Williams será indicada como Melhor Atriz também por Namorados Para Sempre, imagino que o Oscar indicará o filme nas duas categorias (e talvez, como já comentei, isso dê alguma mínima chance de indicações a Melhor Filme e Melhor Roteiro Original). Porém, minha neura pode se mostrar falha caso Javier Bardem aparecer entre os finalistas por Biutiful. E torçamos para eu estar errado e Leonardo DiCaprio conseguir uma indicação, seja por Ilha do Medo ou A Origem.

ATOR COADJUVANTE

  • Christian Bale, O Vencedor
  • Geoffrey Rush, O Discurso do Rei
  • Jeremy Renner, Atração Perigosa
  • John Hawkes, Inverno da Alma
  • Mark Ruffalo, Minhas Mães e Meu Pai

Aposto em Jeremy Renner, tenho quase certeza de que será indicado, e mesmo assim ficarei surpreso em constatar isso como um acerto meu. Sei lá, não perguntem. Por A Rede Social, Andrew Garfield pode muito bem ocupar a vaga de John Hawkes. E Bill Murray também tem suas chances por Get Low (junto com Robert Duvall, o filme ganha essas indicações irmãs de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante – A Academia adora isso). Queria muito que Sam Rockwell fosse reconhecido por Conviction, mas isso é praticamente impossível.

ATRIZ

  • Annette Bening, Minhas Mães e Meu Pai
  • Natalie Portman, Cisne Negro
  • Nicole Kidman, Reencontrando a Felicidade
  • Jennifer Lawrence, Inverno da Alma
  • Michelle Williams, Namorados Para Sempre

Categoria relativamente fácil. No início da corrida das premiações (Awards Race), a sueca Noomi Rapace era forte candidata a uma indicação, mas não vejo isso acontecendo (infelizmente, pois sua atuação em Os Homens Que Não Amavam as Mulheres é muito digna). Outra que pode aparecer aí é Anne Hathaway, por Amor & Outras Drogas. Só que, como ela é apresentadora do Oscar, isso tira sua indicação do ‘provável’, e a coloca no ‘possível’. Quem pode aparecer de pela sombra é Lesley Manville por Another Year. E ainda acredito que Sally Hawkins em Made in Dagenham tenha suas chances (pois foi solenemente ignorada pela Academia em 2008 quando era uma das grandes favoritas devido a sua performance em Simplesmente Feliz). Ah, claro, Hilary Swank foi indicada ao SAG por Conviction, então…

ATRIZ COADJUVANTE

  • Melissa Leo, O Vencedor
  • Helen Bonham Carter, O Discurso do Rei
  • Amy Adams, O Vencedor
  • Jacki Weaver, Reino Animal
  • Dianne West, Reencontrando a Felicidade

Muita gente vem apontando Hailee Steinfeld como indicada certa, mas tenho minhas dúvidas. Acho que Dianne West ficará no lugar dela. De Cisne Negro, Barbara Hershey tem mais chances de Mila Kunis, no meu ver. E não acontecerá, mas bem que Marion Cotillard poderia indicada por A Origem.

ROTEIRO ORIGINAL

  • Another Year
  • Cisne Negro
  • O Discurso do Rei
  • Minhas Mães e Meu Pai
  • A Origem

Como apontei, há a pequena chance de Namorados Para Sempre figurar aqui. Por ser um dos favoritos a Melhor Filme, O Vencedor também pode aparecer aqui. E correndo por fora temos O Solteirão (Greenberg). E correndo bem por fora temos Sentimento de Culpa.

ROTEIRO ADAPTADO

  • 172 Horas
  • Bravura Indômita
  • Inverno da Alma
  • A Rede Social
  • Toy Story 3

No páreo desses está Atração Perigosa. Eu gostei do filme, mas acho que vem sendo muito superestimado e não gostaria de vê-lo indicado aqui. Considero o roteiro problemático, com o mérito do filme residindo unicamente nas mãos de Ben Affleck como diretor – sua indicação aí seria merecida. Com alguma chance: Reencontrando a Felicidade. Se pá: O Escritor Fantasma.

MONTAGEM

  • 172 Horas
  • Cisne Negro
  • A Origem
  • A Rede Social
  • O Vencedor

Sempre temos a veterana Thelma Schoonmaker na competição, dessa vez em Ilha do Medo. Bravura Indômita também é provável de ser indicado (pelo estilo do filme e por que é dos Coen). E Scott Pilgrim Contra o Mundo pode ser uma das grandes surpresas da lista.

FOTOGRAFIA

  • Bravura Indômita
  • Cisne Negro
  • Ilha do Medo
  • A Origem
  • A Rede Social

Sinceramente acho muito difícil não serem esses os indicados. Mas 127 Horas ou O Discurso do Rei podem ficar com a vaga de Ilha do Medo. E não custa lembrar que Harry Potter e o Enigma do Príncipe surpreendeu nessa categoria em 2010. O mesmo pode acontecer agora com As Relíquias da Morte.

DIREÇÃO DE ARTE

  • Alice no País das Maravilhas
  • O Discurso do Rei
  • Cisne Negro
  • A Origem
  • Tron: O Legado

Tron é o que tem menos chances, mas vou apostar minhas fichas em sua indicação. Achei o trabalho do filme fabuloso. Porém, no seu lugar podem entrar As Relíquias da Morte ou Bravura Indômita. E seria legal ver Ilha do Medo indicado.

FIGURINO

  • Alice no País das Maravilhas
  • Bravura Indômita
  • Cisne Negro
  • O Discurso do Rei
  • A Tempestade

E por ser musical, nunca esqueçamos de Burlesque. Seria pedir demais pela presença de Tron, eu sei.

TRILHA SONORA

  • Como Treinar Seu Dragão
  • O Discurso do Rei
  • A Origem
  • A Rede Social
  • Tron: O Legado

Para mim, uma das categorias mais complicadas ano. Não há uma trilha favorita. Ok, esse posto fica entre A Origem e A Rede Social (a última mais pelo filme que pela trilha em si). Fora esses dois, só há especulação. Como O Discurso do Rei é indicado a Melhor Filme, escolhi ele para representar Alexandre Desplat. O francês é um fenômeno (muita fama, muito talento) e sua presença no Oscar é certa, seja pelo favorito O Discurso do Rei, ou pelos concorrentes O Escritor Fantasma e As Relíquias da Morte, também trabalhos do sujeito; e eu não ficaria nada surpreso caso Desplat emplacasse uma indicação dupla. E podendo ocupar a vaga de Tron, temos Não me Abandone Jamais. Outra surpresa na lista pode ser a presença, aqui, de O Último Dançarino de Mao – e se esse filme for realmente indicado, ficarei muito feliz de ter sido basicamente o único a suspeitar de suas chances.

CANÇÃO

  • 172 Horas (If I Rise)
  • Burlesque (You Haven’t Seen The Last Of Me)
  • Como Treinar Seu Dragão (Stick and Stones)
  • Country Strong (Coming Home)
  • Enrolados (I See The Light)

Essa é a categoria mais complicada, não do ano, mas de sempre. Minhas escolhas são baseadas na velha técnica do Chutômetro.

MAQUIAGEM

  • Alice no País das Maravilhas
  • Bravura Indômita
  • O Lobisomem

Sem comentários. Se não forem esses…

MIXAGEM DE SOM

  • Bravura Indômita
  • Homem de Ferro 2
  • Incontrolável
  • A Origem
  • Tron: O Legado

Assim, eu não sei diferenciar Mixagem e Edição de Som muito bem. Os indicados das duas categorias são sempre os mesmos, variando apenas um nome. Toy Story 3 pode ficar no lugar de Incontrolável. E quem sabe Robin Hood aparece por aqui.

EDIÇÃO DE SOM

  • Bravura Indômita
  • Homem de Ferro 2
  • A Origem
  • Toy Story 3
  • Tron: O Legado

Como Treinar Seu Dragão quem sabe? Ou Incontrolável? Seria legal ver Incontrolável lembrado ao menos aqui. Também merecia indicação à Montagem, mas não vai acontecer.

EFEITOS VISUAIS

  • Alice no País das Maravilhas
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte
  • Homem de Ferro 2
  • A Origem
  • Tron: O Legado

Primeira vez que serão cinco indicados. Lindo isso. Praticamente impossível de não serem esses aí.

ANIMAÇÃO

  • Toy Story 3
  • Como Treinar Seu Dragão
  • O Mágico

Ou Meu Malvado Favorito fica com a vaga de O Mágico.

DOCUMENTÁRIO

  • Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spilzer
  • Exit Through the Gift Shop
  • Inside Job
  • The Tillman Story
  • Waiting for Superman

Em outro post em comentei que a Academia adora historinhas dramáticas, então Genius Within: The Inner Life of Glenn Gould pode aparecer. Outro candidato é Restrepo. E quem sabe Lixo Extraordinário.

FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA

  • Biutiful
  • Em Um Mundo Melhor
  • Fora da Lei
  • Incendies
  • Simple Simon

Simple Simon eu só coloquei aí por ser sueco. Dogtooth pode ficar com a vaga.

Então, mais dois dias espera agonizante para ver minha porcentagem de acertos. E não esqueça de fazer suas apostas aqui.

Obs: eu posso mudar alguma coisa até as últimas horas do dia 24/01.

2 comentários

  1. O que eu notei de arriscado:
    :: Jesse Eisenberg fora de Melhor Ator;
    :: Andrew Garfield fora de Melhor Ator Coadjuvante (se o filme é o favorito, vai entrar em tudo que pode, e Garfield é a melhor atuação ali);
    :: Hailee Steinfeld é favoritíssima a coadjuvante, isso se não entrar na categoria principal;
    :: seria fantástico ver TRON em trilha original, mas é demais para a Academia.
    No resto, temos apostas semelhantes e as dúvidas de sempre. Espero boas surpresas terça-feira. Detalhe: “boas”. [Também estou preparando as minhas, a maioria já está acertada; lá no blog.]


  2. E aí, Guilherme, blz?

    Cara, conheci teu blog através do Filmow, e vim conferir teus textos. Gostei muito do que vi.

    Sou editor do CINEBULIÇÃO, e estou selecionando cinéfilos críticos para comporem o Júri de Cinéfilos do Cinebulição. Depois do que li aqui, você está mais do que convidado.

    Se quiser e/ou puder aceitar, envie um e-mail até dia 31/01, para lulgo1@hotmail.com, daí eu te envio os anexos com as regras, tudo direitinho, ok?

    Abraço



Deixe uma resposta

